Histórico e Conquistas

Uma História de Sucesso

O crescimento da indústria de fogos de artifício na região de Santo Antônio do Monte acabou estimulando, em 1991, a criação do Sindicato das Indústrias de Explosivos do Estado de Minas Gerais - SINDIEMG. De lá para cá, com o apoio da entidade, diversas ações estratégicas são pensadas e colocadas em prática para atender as demandas das empresas e promover seus produtos.
Prova disso foi o lançamento, em 2003, da Plataforma Tecnológica do Setor Pirotécnico, iniciativa voltada para o fortalecimento desse polo produtivo. O SINDIEMG é a entidade líder do Arranjo Produtivo das Indústrias de Fogos de Artifício de Santo do Monte e Região e, na tarefa e unir forças em favor do desenvolvimento das empresas, conta com a parceria do Sistema FIEMG, através do IEL, SENAI e SESI, e do SEBRAE.

Destaques de Conquistas:

• 2006 - Inauguração do Centro Tecnológico Oscar José do Nascimento.
  • 2005 - Criação da Central de Compras.
  • 2003 - Lançamento da Plataforma Tecnológica e instituição do Comitê Gestor do Arranjo. Produtivo das Indústrias de Fogos de Artifício de Santo Antônio do Monte e região.
  • 2002 - Instituído o Consórcio de Exportação "Brazilian Fireworks".
  • 2000 - Criação, em parceria com o Departamento de Operações Especiais - DEOESP e a Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais - SSP-MG do Manual de Normas Técnicas para Fogos de Artifícios e Shows Pirotécnicos.
  • 1993 - Com o apoio do SINDIEMG, foi realizado o 1º Festival do Foguete de Santo Antônio do Monte, com direito a eleição da Rainha do Foguete, desfiles de carros alegóricos e criação do Boneco Fogoso.