O processo teve início no mês de novembro de 2012, com a visita técnica à unidade.

O Laboratório da unidade do Senai Centro Tecnológico em Pirotecnia “Oscar José do Nascimento”, em Santo Antônio do Monte, foi acreditado pelo Instituto Nacional de   Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O processo teve início no mês de novembro de 2012, com a visita técnica à unidade para fazer auditorias e culminou com a entrega do certificado no dia 24 de maio.

Com a acreditação, o laboratório volta a atender a instituições como a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e o Ministério da Agricultura. “A acreditação do Inmetro vem ao encontro da nossa busca por excelência no mercado e ao fortalecimento da indústria. Estamos trabalhando para fazer da nossa instituição um melhor lugar para se trabalhar e para fazer a indústria de fogos crescer”, diz o diretor da unidade do Senai, Paulo Evandro Kaizer.

Segundo ele, a acreditação favorece a indústria da região, que é rigorosamente fiscalizada. “Inmetro traz mais credibilidade e visibilidade ao setor, que desde 2007 passa por uma profissionalização”, aponta Kaizer. O portfólio do laboratório deverá crescer e a indústria mineira será fortalecida, com o direito de igualdade nas avaliações de produtos.

O Centro Tecnológico em Pirotecnia em Santo Antônio do Monte é único que realiza ensaios de fogos de artifício da América Latina. Possui laboratório de ensaios físicos e análises químicas em artigos pirotécnicos, destinado a oferecer apoio tecnológico e controle de produtos regulamentados. As cerca de 70 empresas produtoras de fogos e insumos da região são atendidas. De 2007 a 2012, cerca de 2.500 produtos, entre novos e aqueles que estavam no mercado ainda sem avaliação, foram testados no laboratório.

Fonte: Sistema FIEMG