SELO NÍVEL SONORO – SINDIEMG

Um dos objetivos do “Programa Voluntário de Avaliação Sonora em Fogos de Artifício”, coordenado pelo SINDIEMG, é dar ao consumidor informações sobre o volume emitido do produto através de um selo fixado na embalagem, possibilitando ao mesmo fazer a escolha do artefato pirotécnico adequado a sua comemoração, bem como incentivar as indústrias na fabricação de produtos com menor nível sonoro sempre que possível a sua aplicação.

COMO É O SELO NÍVEL SONORO

O selo possui cinco versões para o fabricante empregar conforme o tamanho da embalagem do produto. Deve ter obrigatoriamente a numeração de identificação/rastreabilidade, a classificação do nível sonoro na escala de 1 a 5 e a informação do site www.sindiemg.com.br para confirmar a sua autenticidade.

Figuras A1 – A5 Formato e Dimensões do Selo Nível Sonoro

COMO É A CLASSIFICAÇÃO DO NÍVEL DE POTÊNCIA SONORA PARA FOGOS DE ARTIFÍCIO

A classificação do Nível de Potência Sonora obedecerá uma escala de 1 a 5, sendo 1 para o mais silencioso e 5 para o menos silencioso, conforme ilustrado no Quadro 1:

Quadro 1 – Classificação do Nível de Potência Sonora para Fogos de Artifício

COMO SERÁ CONFIRMADO A AUTENTICIDADE DO SELO

A consulta de autenticidade do Selo Nível Sonoro para Fogos de Artifício poderá ser realizada mediante o preenchimento do número do selo no site www.sindiemg.com.br ou através do celular scaneando o código QR Code presente em três versões dos selos.

COMO É REALIZADO A MEDIÇÃO SONORA

A medição de pressão sonora em fogos de artifício é realizada por laboratório de monitoramento ambiental com competência para o escopo do ensaio de Monitoramento dos Níveis de Pressão Sonora (Ruído Ambiental) utilizando Aparelho Medidor Sonômetro com certificado de calibração e rastreabilidade da Rede Brasileira de Calibração.

A coleta dos produtos é realizada por profissionais designados pelo SINDIEMG, que utilizam a amostragem aleatória simples (M.A.S.) como técnica de amostragem.

Os ensaios de medição de todos os produtos participantes do “Programa Voluntário de Avaliação Sonora em Fogos de Artifícios” são realizados em triplicatas e no mesmo campo de testes, como forma de isonomia de parâmetros ambientais para os resultados das medições.

O microfone de captação de som do aparelho fica posicionado a distância de segurança estabelecida pelo Exército Brasileiro no Regulamento Técnico (REG/T) nº 03 – Espetáculos Pirotécnicos em função do calibre do fogo de artifício, conforme Quadro 3:

Quadro 2 – Distância de Posicionamento do Microfone Sonômetro

Nota: O posicionamento dos fogos de artifício de solo deve situar-se a 25 m (metros)

A medição é realizada de acordo com a ABNT NBR 10.151:2020 – Avaliação do

ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade. E o resultado obtido para servir como parâmetro para o Selo de Ruído é o nível máximo de Pressão Sonora LAMax.

COMO É A OBRIGATORIEDADE OU NÃO DO SELO NAS EMBALAGENS

O Selo de Nível Sonoro em fogos de artifício não é obrigatório e está restrito as empresas filiadas ao SINDIEMG e não tem critério de exclusão, ou seja, não proíbe que os produtos menos silenciosos sejam vendidos.  A proposta é que o consumidor tenha esses dados confiáveis na escolha dos pirotécnicos.