Diagnóstico das Indústrias de Fogos de Artifício de Santo Antônio do Monte, MG

A indústria pirotécnica de Santo Antônio do Monte e região reúne vários elementos capazes de caracterizá-la como um potencial arranjo produtivo local, com grandes chances de sucesso. Concentrando um número significativo de empresas, a economia de Santo Antônio do Monte e seu entorno detém seus ciclos de desenvolvimento baseados no desempenho da indústria de fogos de artifício local. O fato de existir esta aglomeração produtiva já deve, por si só, merecer a atenção por parte de todos aqueles preocupados com o fortalecimento dos arranjos produtivos locais como base para o desenvolvimento sustentável.

As possibilidades de aprimorar a indústria pirotécnica em termos de inovação, qualidade do produto, ganhos de participação no mercado e desenvolvimento gerencial justificam o empenho do SINDIEMG, Sistema FIEMG, representado pelo Instituto Euvado Lodi e pelo SENA!, e do SEBRAE-MG, no projeto estrutural de apoio ao desenvolvimento do arranjo produtivo de Santo Antônio do Monte.

A presença de um sindicato empresarial ativo, com condições de atuar como prestador de serviços comuns e como catalisador do processo de desenvolvimento, é fundamental para viabilizar projetos coletivos entre as empresas, explorando as várias alternativas e potencialidades de crescimento.

O Diagnóstico das Indústrias de Fogos de Artifício de Santo Antônio do Monte objetivou identificar as dificuldades vigentes, com o intuito de maximizar os potenciais investimentos e expor questões vitais para o crescimento do setor pirotécnico.

A base de dados para a realização do diagnóstico foi criada através da investigação de 61 empresas situadas em Santo Antônio do Monte e entorno. A coleta dos dados ocorreu no mês de maio/2003, por meio de entrevistas realizadas por alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Álvaro Brandão.

O relatório está dividido em cinco partes: Iniciação à Metodologia de Arranjos Produtivos Locais, As Bases para o Desenvolvimento de um Arranjo Produtivo Local, Panorama da Indústria de Fogos de Artifício, a Cadeia de Fogos de Artifício, Santo Antônio do Monte e Região; além desta introdução. Os resultados da pesquisa realizada junto ao arranjo produtivo de Santo Antônio do Monte está subdividida em: Caracterização das Empresas, Produção e Mercado, Processos Produtivos e Ações e Estratégias das Empresas e Síntese dos Resultados. Ao final, tem-se como anexo o questionário utilizado na pesquisa para a realização do diagnóstico.

Entre os resultados apresentados, observou-se que o setor vivenciou considerável avanço de produtividade nos últimos anos, apesar das dificuldades enfrentadas. Segundo as empresas, os gargalos para a implementação de estratégias de desenvolvimento estão atrelados principalmente a questões tributárias e à concorrência desleal, nacional e estrangeira.

É visível que as iniciativas das empresas para se manterem competitivas, através de inovação de produtos e processos, ocorrem de f arma isolada, dada a inexistência e/ou dificuldade de acesso a instrumentos de apoio. Além disso, o mercado dinâmico e a falta de capacitação da força de trabalho são futuros obstáculos que devem ser considerados com atenção pelos órgãos de fomento estatais e privados.

Panorama sobre a Indústria de Artigos Pirotécnicos no Brasil e no Mundo.

Identificar e mensurar o setor de artigos pirotécnicos, além de subsidiar com informações para tomada de decisão por parte das empresas e sindicato quanto a temas sensíveis do cotidiano do setor, bem como, a defesa da importância da atividade na economia mineira e brasileira.

Preencha o formulário abaixo para ter acesso a página para download dos arquivos com os diagnósticos sobre o setor de Fogos de Artifício.