O termo “fogos de artifício silenciosos”, que às vezes é utilizado na mídia e em muitos projetos de lei, é enganoso, pois transmite a sensação de que os mesmos, podem ser grandes, brilhantes e coloridos quanto os fogos de artifício tradicionais, mas sem o barulho da explosão normalmente associado a eles.
Na verdade, as exibições dos fogos de artifícios supostamente silenciosos, que seriam melhor descritos como exibições de “fogos de artifício com ruído reduzido”, geralmente não incluem as Bombas Aéreas coloridas encontradas em shows pirotécnicos tradicionais como os vistos no Réveillon de Copacabana e tampouco os fogos com efeito principal de estampido (tiro), como o famoso Foguete 12×1.
Diferentemente de que alguns políticos e ONGs protetoras dos animais afirmam, não existe no mundo uma nova tecnologia que elimine o ruído dos fogos de artifício, pois é fisicamente impossível isto acontecer.
Espetáculos pirotécnicos ditos como “silenciosos” são exibições que normalmente fazem uso seletivo de determinados fogos de artifícios, já existentes no mercado, que apenas produzem o efeito de um rastro colorido no céu, como se fosse uma “calda de cometa”, mas mesmo assim emitem um ruído com o acionamento da Pólvora de Projeção que lança este artefato em direção ao céu.
Analisando sob o aspecto estritamente visual, o show de “fogos de artifício com ruído reduzido” fica limitado e sem a referência popular de um espetáculo pirotécnico, pois não conta com aquelas tradicionais explosões no céu, semelhantes a uma “bola gigante de cor”, como ocorre em grandes shows musicais e culturais.
É comum nas pessoas contrárias aos fogos de artifício, compararem a intensidade sonora desses pirotécnicos com o ruído de outras fontes de emissão, como uma motosserra ou uma aeronave, por exemplo. No entanto, os resultados dos ruídos dos fogos de artifícios têm pouca duração, alguns quase que instantâneos, ao contrário dessas outras fontes exemplificadas, que são mais perturbadoras e por tempo contínuo.
Não obstante, existe todo um regramento legal do Exército Brasileiro, sobre avaliação laboratorial do fogo de artifício antes da sua liberação para o comércio, assim como normativas técnicas dos órgãos de segurança pública sobre a soltura do mesmo, limitando e restringindo determinados fogos de artifícios a particularidade do local de seu funcionamento.
Sendo assim, fica evidente que definir o que são fogos silenciosos, barulhentos ou de baixo ruído é muito mais complexo e requer um estudo técnico mais aprofundado, fora do calor das emoções e de qualquer tipo de conceito ideológico estabelecido precocemente, pois é notório que a soltura de fogos de artifício faz parte da cultura brasileira e constitui parte de uma engrenagem geradora de empregos e divisas para o país.
José Expedito do Amaral Junior
Engenheiro Químico
Eng. Segurança do Trabalho
Consultor especializado em Pirotecnia
expeditoamaral@hotmail.com