Ocorreu na manhã do dia 02/09/2020 a solenidade que marcou a entrega dos respiradores produzidos pela empresa mineira de soluções tecnológicas Tacom e doados pela FIEMG a unidades de saúde e Município do Centro-Oeste de Minas.
As cidades de Divinópolis, Santo Antonio do Monte, Nova Serrana, Itaúna, Pará de Minas, Formiga, Pitangui, Cláudio, Lagoa da Prata, Oliveira, Campo Belo e Luz receberam, juntas, 141 aparelhos. Em todo estado, 1.600 equipamentos foram doados a hospitais e municípios, respeitando critérios técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e considerando o diálogo com as prefeituras.
Estavam presentes no evento, prefeitos das cidades beneficiadas, secretários de saúde, representantes das unidades de saúde e líderes sindicais. Em seu pronunciamento, o Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Flávio Roscoe, destacou as diversas ações da FIEMG no combate à pandemia. “Doamos máscaras, álcool em gel e túneis de desinfecção. Também consertamos cerca de 400 respiradores já pertencentes ao ministério da saúde que estavam parados. Hoje, fizemos a entrega de 141 respiradores para o Centro-Oeste, que é mais uma das ações que só foram possíveis pela união da indústria mineira”, afirmou o líder industrial.
O Presidente do SINDIEMG, Magnaldo Geraldo Filho, agradeceu a doação de 02 respiradores a Cidade de Santo Antônio do Monte e reforçou a importância dos mesmos para os trabalhadores do segmento pirotécnico e para a população do município em geral “são ações como tal que fortalecem a indústria perante sua missão social de ajuda ao atendimento ao próximo com todo o carinho e precaução que este momento de pandemia exige”.
O Superintendente Regional de Saúde da Macro Região Oeste, Alan Rodrigo da Silva, representou os secretários de saúde das cidades beneficiadas com o projeto e agradeceu a FIEMG pela iniciativa. De acordo com o Superintendente, os equipamentos chegam em um momento oportuno, que é a retomada das atividades. “Nesse período podemos ter alguns acréscimos de casos e esses equipamentos vêm a suprir essa necessidade, é quando mais precisamos da nossa rede assistencial equipada e pronta para dar resposta à necessidade da população”, explicou. Alan Rodrigo destacou ainda que a doação desonera a saúde pública. “Hoje utilizamos muitos equipamentos alugamos em hospitais, o que é muito oneroso para esses prestadores, portanto fortalece nossa rede hospitalar quando permite economicidade. Temos muito a agradecer a FIEMG por essa iniciativa em um momento tão importante” finalizou.
Para o Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, a união de toda classe produtiva, que se mobilizou para produzir em tempo recorde, adquirir e doar esses equipamentos, reforça o empenho da entidade. “A chegada desses respiradores representa um alívio para a saúde do Centro-Oeste e de todo estado. “A FIEMG segue trabalhando arduamente, ao lado da indústria mineira, para mitigar os efeitos dessa pandemia”, afirmou.